top of page

Tudo começou com a Lista WAKE. Um projeto ambicioso, encorajador, mas que, por vezes, se revelou muito difícil de levar a bom porto. No decorrer de todo este período eleitoral, em que duas Listas extremamente capazes e muitíssimo competitivas entre si se defrontaram cara a cara, nunca fomos favoritos. Há que admitir que não possuíamos quer os meios, quer a preparação, quer a experiência da Lista que se nos opôs. A verdade, contudo, é que a Lista WAKE ganhou.

 

Muitos perguntar-se-ão os motivos que estiveram por detrás desta vitória. Há quem diga que esta se deveu ao local estratégico que ocupámos aquando da campanha, que tendencialmente favorece a Lista que acaba por vencer; também há quem diga que utilizámos o facto de a Lista adversária ter o mesmo nome daquela que venceu as eleições no ano passado a nosso favor. Parcial ou não, dou-vos aqui a minha versão daquilo que, a meu ver, fez com que a WAKE triunfasse.
 

O espírito. Se tivesse de justificar o sucedido apenas numa palavra seria “espírito”. Desde a criação do conceito; passando por diversos passos tais como o recrutamento de pessoas confiáveis, a “corrida aos patrocínios”, ou a elaboração de um plano de propostas; até aos tão aguardados dois dias de campanha eleitoral, aquilo que nos guiou foi o espírito. A mentalidade, a motivação com que encarámos todas estas etapas, e a forma como nos fizemos transmitir traduziram-se, concretamente, em 487 votos, correspondentes a uma percentagem de 59%. Uma vitória, controversa para alguns, mas alcançada com todo o mérito e merecimento. E é assim que o percurso da nossa Associação de Alunos tem início.

​

​

​

 

Depara-se-nos, agora, um grande desafio pela frente. Apesar de a WAKE ter saído por cima, a realidade é que, a partir do momento em que uma nova Associação toma posse, o conceito de Lista deixa de existir. A WAKE, enquanto Associação, tem o dever de representar todos os alunos incondicionalmente, quer estes tenham ou não votado em conformidade. Como tal, a WAKE compromete-se a tratar todos os alunos condignamente, de igual para igual. Acreditamos que só com base nesta linha de pensamento é que, de facto, seremos bem sucedidos nesta demarcação entre Lista e Associação.

 

Da parte de cada um de vocês em particular, esperamos o maior envolvimento e interesse pelas nossas iniciativas. A maioria deu-nos um voto de confiança, ao elegerem-nos para vos representar. No entanto, e tal como já referi, a Associação representa todos os alunos do Externato Marista de Lisboa, isto tem de ficar claro. Pedimo-vos que colaborem com, e que participem nas atividades por nós promovidas. Deixem-nos entreter-vos durante este ano e proporcionar-vos tudo aquilo que merecem. Afinal de contas, o nosso grande objetivo é melhorar a vida de todos vocês no Externato. Contamos convosco!

 

O vosso Presidente, João Maria Martins

História
Visão e Objetivo
bottom of page